Faceta de resina
Como funciona o tratamento?
As facetas de resina um procedimento odontológico em que há a aplicação de próteses finas para cobrir as faces dos dentes e dar uma aparência mais harmônica ao sorriso. Elas funcionam como capas protetoras para uniformizar o tamanho dos dentes e reparar eventuais desgastes ou quebras anatômicas.
Dúvidas frequentes
O procedimento é minimamente invasivo e não danifica os dentes. Na maioria das vezes, o procedimento atua como restauração dentária, na reparação de parte da estrutura dental perdida, seja por desgaste (bruxismo), cárie ou trauma, isso além das típicas correções de cores, tamanhos e formatos desproporcionais.
A durabilidade das facetas de resina pode variar de acordo com os hábitos de cada pessoa. Com a manutenção correta, a durabilidade média é de 5 a 10 anos.
O tempo de realização do procedimento dependerá da quantidade de facetas de resina a ser realizadas. Cada faceta leva, em média, 30 minutos.
Imediato.
Para aumentar a durabilidade das facetas de resina, é muito importante seguir as seguintes orientações: 1. Boa higienização bucal; 2. Uso de escova com cerdas macias; 3. Evitar alimentos muito condimentados ou muito cítricos; 4. Controlar hábitos parafuncionais (roer unhas e mordiscar objetos); 5. Não fumar;
Pode até acontecer, porém são raras as situações de sensibilidade dentária ao frio ou calor pós-tratamento com facetas em resina. Entretanto, a facilidade de remoção do laminado faz do problema da sensibilidade um desconforto temporário e de fácil resolução.
Antes de iniciar o procedimento, o paciente deve realizar exames clínicos e de imagem, buscando identificar problemas em sua fase inicial e tratá-los antes de cobrir a arcada dentária com as facetas dentárias. Dessa forma, não é indicado casos de bruxismo severo; para dentes escurecidos por tratamento de canal ou careados; pessoas portadoras de doenças periodontais; com problemas ortodônticos.
Procedimento realizado pela equipe da Bahia Face (CRO n. 3166 / RT Mariana Machado CRO n. 15574). Em conformidade com a LGPD e a Resolução CFO n. 196, advertimos que a divulgação das informações e/ou imagens foram autorizadas pelo(a) paciente e relatam caso específico dele(a), não representando, em hipótese alguma, promessa de resultado. Cada ser humano tem características anatômicas e fisiológicas únicas.